Tira-Teima Mariano

A Consagração Total a Virgem Maria não é para quem é (ou se acha) santo

Padre Francisco Amaral*

Publicação original: 08/03/2018

Esta série de artigos tem como meta desfazer uma série de idéias distorcidas a respeito da Santíssima Virgem Maria e da Consagração Total a Ela, a partir do método que São Luis Maria Montfort ensina no maravilhoso “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima” (TVD).

Pela graça de Deus, esta Consagração tem se tornado, em nosso tempo, cada vez mais conhecida e praticada! Mas infelizmente, muitos não compreendem bem a Consagração, e acabam pensando, vivendo ou falando que a Consagração é aquilo que ela não é.

Alguns afirmam que a Consagração é pra quem é (ou se acha) santo…o que pensar?

A Consagração não é para os que são santos! Mas para quem deseja, com o auxílio da Virgem Maria, buscar a santidade.

Como nos ensina o Concílio Vaticano II, todos os batizados são chamados à santidade (cf. LG 39). Aliás, se fosse para quem já é santo, muitos de nós, consagrados, jamais poderíamos ser…

São Luis explica: “Para ser verdadeiramente devoto da Santíssima Virgem, não é absolutamente necessário ser tão santo a ponto que se evite todo o pecado, embora isto fosse de desejar, mas é preciso, pelo menos:

  1. Ter uma sincera resolução procurar evitar, ao menos, todo o pecado mortal, que ultraja tanto a Mãe como o Filho

  2. Fazer violência contra si mesmo para evitar o pecado.” (Cf. TVD, n. 99).

Compreendemos o “fazer violência contra si mesmo” na linha daquilo que Jesus diz no Evangelho: “O Reino dos Céus é dos violentos” (Mt 11, 12). Ou seja, daqueles que sabem que nem sempre a sua vontade própria corresponde a Vontade de Deus, e que portanto, precisam combater pela própria conversão interior.

Se queremos crescer em direção à santidade, temos duas alternativas: ou buscamos a santidade sozinhos, ou buscamos com da nossa Mãe. Qual é a nossa escolha?

*Padre Francisco Amaral é sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá. Publica homilias no seu canal do youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCy-rvaDFNamZF9qGjTFWiHw